Intervenção odontológica no diagnóstico precoce da leucemia

A leucemia é uma doença que se caracteriza por ocorrer uma proliferação excessiva e progressiva dos leucócitos em formas imaturas. É a neoplasia mais prevalente na infância. Podendo ter as primeiras manifestações na cavidade oral, pois a boca pode ser considerada um monitor sensível das complicações decorrentes da quimioterapia e radioterapia, o que reafirma a importância do acompanhamento odontológico nesses pacientes.

Além de cooperar para o diagnóstico da doença, a grande contribuição do dentista é quanto ao acompanhamento do tratamento antineoplásico. Algumas manifestações orais podem ser percebidas antes do diagnóstico da leucemia. Sinais como: gengivas com sangramentos, hemorragias, úlceras (feridas) e mucosa pálida. Ainda em casos mais críticos a gengiva pode sangrar espontaneamente, ficar edemaciada (inchada), também pode acontecer sangramento em língua, lábios e manchas roxas nessa região.

A diversidade de drogas usadas nos protocolos antineoplásicos leva ao aparecimento de variadas lesões orais, como a forma sistêmica de candidíase (infecção por fungos), língua saburrosa (esbranquiçada), mucosites, e lesões eritematosa (vermelha) e sangrante, condições estas que devem ser controladas pelo dentista.

A prevenção e a terapêutica das lesões bucais decorrentes do tratamento antineoplásico são fundamentais, considerando-se que as mucosites orais interferem seriamente no prognóstico do paciente, tornando-os mais suscetíveis às infecções locais e sistêmicas, menos tolerantes à alimentação oral, interferindo na dose e/ou na droga quimioterápica utilizada, prolongando o tempo de hospitalização e elevando os custos. Muitas das complicações bucais e sistêmicas podem ser amenizadas com adequada orientação de higiene bucal, tratamento prévio de adequação, prevenção e controle dessas crianças. O que melhora muito a qualidade de vida dos pacientes na fase de tratamento.

O cirurgião-dentista tem papel fundamental no diagnóstico precoce das leucemias, tendo em vista que as primeiras manifestações da doença ocorrem na boca, e os pacientes geralmente o procuram acreditando ser doenças de origem local.

Eloisa Alexsandra Lopes - CRO/RN 3663 - Dentista 

 

Artigos Relacionados