Atenção farmacêutica aos pacientes em tratamento contra o câncer

Os problemas relacionados a medicamentos pode causar efeitos indesejáveis ao paciente. Para o resultado esperado do tratamento é necessário o acompanhamento das prescrições médicas, pois, nem sempre as medicações são tomadas adequadamente, o que pode vir a comprometer o resultado desejado da terapêutica.

 

Na atenção farmacêutica realizada no acompanhamento do tratamento oncológico de crianças e adolescentes, o farmacêutico orienta os acompanhantes e pacientes quanto ao horário correto das medicações, evitando assim possíveis problemas que podem ocorrer em caso do não cumprimento da prescrição médica, diminuindo ou potencializado os efeitos da quimioterapia.

 

O farmacêutico durante o tratamento passa a ser um dos responsáveis pela segurança do acompanhamento farmacológico, pois orienta a respeito do medicamento, falando da importância do mesmo. Dessa maneira, facilita a adesão e aceitação do paciente.

 

Nesse contexto, o farmacêutico passa algumas informações primordiais para a eficácia do tratamento, dentre elas, a quantidade do medicamento que deve ser tomada, a hora correta e a quantidade prescrita nos dias corretos, em caso de esquecimento, o medicamento deve ser tomado assim que lembrado e feito o ajuste do horário para a próxima ministração. Nunca o paciente deve deixar de tomar o medicamento, mesmo que tenha dificuldade de engolir ou o remédio possua gosto ruim, no caso das crianças. Não se deve interromper o tratamento sem autorização médica, nem tomar a dosagem além da prescrita.

 

No setor dispensário de medicamentos, o farmacêutico é o responsável pela aquisição, dispensação e orientações sobre a medicação que será utilizada durante o tratamento. Mesmo com esse suporte, ainda existem fatores que dificultam a adesão, como quando o paciente retorna para a sua cidade de origem e encontra dificuldades de acesso aos serviços de saúde; outro fator são as condições socioeconômicas da família e, não raramente, à medida que o paciente vai melhorando, no retorno para a atenção farmacêutica, acontece o relato da não ministração dos medicamentos em horário correto.

 

Por esse motivo, o farmacêutico faz todo o acompanhamento monitorando e orientando quanto a administração dos medicamentos, a fim de evitar algum problema relacionado a interações medicamentosas ou até uma possível recaída por falta da medicação. Em caso de acompanhantes que não sabem ler são utilizadas, inclusive, tabelas lúdicas, para melhorar a compreensão do tratamento.

Por Isabelle Medeiros Resende - Farmacêutica - CRF-2541

Artigos Relacionados