Saúde bucal e Anemia Falciforme

A anemia falciforme é a hemoglobinopatia ou doença hematológica crônica mais comum no Brasil e caracteriza-se pela presença da hemoglobina anômala S ou (HBs) provocando a falcização (forma de foice) das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), causando quadro de isquemia e infarto tecidual, comprometendo vários órgãos, incluindo a região dento-maxilo-facial.  É uma doença incurável, mas tratável.

As condições de saúde bucal podem causar grande impacto na saúde geral e na qualidade de vida dos portadores de anemia falciforme e o cirurgião dentista exerce um papel importante na equipe multidisciplinar ou multiprofissional na prevenção das complicações.

Os portadores de anemia falciforme são mais susceptíveis a infecções, a doença periodontal e ao desenvolvimento de cáries, devido à alteração de formação e de calcificação do esmalte e dentina, uso frequente de medicamentos contendo sacarose, muitas intercorrências e internações, ocasionadas pela ausência de higiene oral adequada. A prevenção é a forma ideal de atendimento aos pacientes falcêmicos, para prevenir as infecções dentárias, as quais podem precipitar as crises de anemia falciforme.  

As manifestações bucais mais frequentes nos portadores de anemia falciforme são: palidez da mucosa, atraso da erupção dos dentes, alteração na mineralização do esmalte e da dentina, em alguns casos, úlceras que geralmente acontecem nas gengivas e maloclusão (qualquer desvio do encaixe correto entre os dentes). Podemos diagnosticar a doença falciforme através de achados radiográficos, como as alterações ósseas, que acontecem tanto na maxila, como na mandíbula, ocorrendo uma expansão da maxila. Um sintoma bucal muito relatado pelos portadores de falciforme é a dor mandibular acompanhada por crises dolorosas generalizadas. 

O tratamento odontológico aos pacientes com anemia falciforme deve ser iniciado após uma minuciosa anamnese e exame clínico. O atendimento não pode ser realizado com o paciente em crise falcêmica, mas, caso necessite, optar por tratamento paliativo. Procedimentos invasivos como cirurgia odontológica devem ser planejados, devido ao risco de infecção e, para isso, deve-se usar a antibioticoterapia profilática, acompanhada do hemograma. Devido ao maior risco de infecções, assim como estresse físico, as bacteremias podem desencadear crises falcêmicas e o cirurgião dentista deve está atento a essas condições, procurando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuindo os fatores que possam desencadear crises falcêmicas. 

Ações de educação em saúde bucal como parte de programas integrais de saúde da criança, adolescentes e adultos, voltadas a este grupo, possibilita o desenvolvimento e o crescimento com menos morbidades, crises falcêmicas e infecções, uma vez que as condições de saúde bucal podem causar um grande impacto na saúde geral e na qualidade de vida dos portadores da doença.  

Na Casa Durval Paiva, as crianças são beneficiadas com o Projeto Educação e Sorriso, criado pelo setor odontológico da instituição que, através de atividades lúdicas, trabalha com crianças e adolescentes a prevenção odontológica, através de orientação de escovação individual e coletiva, orientação da dieta e importância de visitas regulares ao dentista, contribuindo assim  para minimizar infecções na cavidade oral  e, com isso, diminuir o risco de crises falcêmicas,  conferindo uma melhor qualidade de vida a estes pacientes.

Saúde bucal e Anemia Falciforme
Por Simone Norat Campos
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 1784
Por Simone Norat Campos Dentista - Casa Durval Paiva CRO/RN 1784

Artigos Relacionados