Visita domiciliar: Uma forma de apreensão a realidade do paciente - 2017

A visita domiciliar é um instrumento que potencializa o trabalho do assistente social que tem como objetivo principal conhecer in loco a realidade de vida do usuário através das condições habitacionais e socioeconômica em que a família encontra-se, possibilitando a aproximação da realidade de vida e, consequentemente, as situações não expostas no atendimento social realizado na Casa de Apoio.

As visitas não são restritivas aos profissionais do serviço social, a equipe multiprofissional também utiliza do método de trabalho, sendo o assistente social tradutor da leitura da realidade social e que intervém no cotidiano do usuário por meio da análise social, compartilhando o concreto modo de vida do grupo familiar com os profissionais que não utilizam dessa ferramenta.

O Projeto Vida foi criado pela Casa Durval Paiva com o objetivo de conhecer o local, a situação das residências, as necessidades sociais e socioeconômicas em que se encontra o grupo familiar dos pacientes hematológicos e oncológicos. O projeto é realizado através das visitas domiciliares e tem como anseio o resgate ao tratamento, a cidadania e a qualidade de vida dos pacientes e familiares.

O profissional que está à frente da ação é o assistente social, por ter um olhar de cunho técnico e social ampliado à realidade que, na maioria das vezes, é mascarada pelos pacientes e familiares. As visitas domiciliares estão integralmente ligadas ao Projeto Vida e são planejadas anualmente com roteiro que comtempla os pacientes cadastrados de todo o Rio Grande do Norte. Após o mapeamento realizado através das visitas é efetivado, se necessário, a reforma ou construção das casas dos pacientes que estão em tratamento, por precisarem de condições habitacionais dignas, para que possam dar continuidade e resposta ao processo curativo.

A visita domiciliar é vista como uma estratégia para melhor apreensão da realidade de vida dos usuários, por meio de instrumentos como: observação, escuta qualificada e entrevista social. O assistente social através de um olhar ampliado inicia o processo de intervenção, com base na orientação e encaminhamento para garantia e efetivação do direito, tornando a visita uma forma de acompanhamento à família e de fundamental importância para implementação de uma melhor qualidade de vida para todos.

Por Larissa Gregório Rocha - CRESS/RN 4793 - Assistente Social

Artigos Relacionados