Educação e Sorriso - Melhorando hábitos de higiene oral com educação preventiva - 2017

Nos últimos anos, os procedimentos preventivos e de promoção de saúde tem sido incluídos na prática clínica. Apesar disso, estudos apontam que fatores de risco, tais como, higiene bucal deficiente, amamentação noturna e elevado consumo de açúcar aumentam o índice da cárie dentária que ainda atinge uma considerável parcela da população, principalmente a infantil.

Dentro do projeto educação e sorriso voltado aos pacientes assistidos na casa de apoio, buscamos atuar promovendo ações de educação preventiva e curativa, conscientizando quanto a importância de manter a dentição e a boca saudáveis, visando à melhoria na qualidade da saúde bucal das crianças e estimulando a responsabilidade individual, desenvolvendo dessa forma um comprometimento no processo de promoção à própria saúde. Entendemos que a saúde bucal não deve ser vista separada da saúde geral, pois a cárie é uma doença que atinge os dentes, interferindo na saúde da boca, refletindo em todo o organismo, afetando direta ou indiretamente todo o corpo.

As práticas são executadas em parceria com a sala de apoio pedagógico de forma lúdica, inserindo aspectos de maneira cultural, que determinam os comportamentos em relação a higiene bucal. Dentre elas temos fantoches, teatro, desenhos, pinturas, filmes, palestras e contação de histórias com informações essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais.

A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida, pois a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem-estar das crianças. Sendo assim, torna-se fundamental orientar para que todos possam estar informados e prevenir-se contra possíveis problemas indesejados. Com as atividades desenvolvidas no projeto conseguimos reduzir o índice de carie e desmistificar a figura de vilão do cirurgião dentista. Sempre alertando o paciente para a importância da saúde bucal, tornando-o um multiplicador de saúde.

Por Eloisa Alexsandra Lopes - CRO/RN 3663 - Dentista

Artigos Relacionados