AS REPERCUSSÕES DO CÂNCER INFANTIL NO RELACIONAMENTO CONJUGAL DOS PAIS - 2011

 

 

 

Os pais são as pessoas mais importantes e presentes na vida da criança, ainda mais quando essa criança recebe um diagnóstico de câncer. Nesse contexto a criança precisa de apoio, carinho, amor e atenção, que primordialmente são buscados na família.

Na experiência vivenciada no setor de psicologia da Casa Durval Paiva podemos constatar que o câncer infantil traz bastante sofrimento para a criança e sua família. Os pais têm suas vidas completamente modificadas em vários aspectos – financeiro, profissional, na rotina doméstica e também na vida conjugal.

A maneira como a família reage a esta situação leva em conta fatores como o estágio da doença, o contexto social, além da personalidade e estrutura interna de cada membro.

É importante perceber que há uma significativa mudança na rotina e no papel que cada membro da família desempenha, pois o tratamento do câncer exige uma atenção integral à criança e demanda a presença constante de um dos pais.

Geralmente é a mãe que deixa suas atividades e os afazeres da casa para se dedicar ao filho enfermo enquanto o marido acaba assumindo essas atividades que antes eram delegadas à sua esposa.

Nesse momento em que a configuração familiar sofre mudanças, pode acabar ocorrendo uma crise familiar como conseqüência de uma redefinição do papel dessa mulher dentro da família. Na maioria das vezes, as circunstâncias fazem com que o marido, a casa e o seu papel de esposa fiquem em segundo plano - agora ela é mãe em tempo integral. De uma maneira geral, o casal acaba direcionando toda a sua atenção para os cuidados do filho doente, conseqüentemente, é possível que a relação conjugal sofra sérios problemas, como desinteresse sexual, intensificação dos conflitos conjugais, podendo chegar, em alguns casos, a separação do casal.

O conflito de papéis é um grande problema se o casal não estiver disposto a se adaptar a essas novas mudanças. Normalmente, o homem ainda pensa que tem que ser forte, que não pode chorar e que não pode compartilhar certas dificuldades com a esposa para não parecer “fraco”. Essa falta de comunicação cria um distanciamento cada vez maior entre o casal. Acaba causando sentimento de desamparo nas mulheres e de isolamento nos homens.

No setor de psicologia da Casa Durval Paiva desenvolvemos, entre outros, um trabalho voltado para os pais que consiste em um apoio psicológico preventivo, antes mesmo que o conflito entre o casal se instale, e de acompanhamento através de aconselhamento e orientação para que não se esqueçam da vida conjugal e não permitam que esta seja afetada pelo momento vivido, além do que a criança também sente o “clima pesado” no ambiente familiar.

No enfrentamento do câncer, cada um dos pais tem sua visão da doença, seu manejo e suas conseqüências na vida familiar, assumindo diferentes papéis ao lidar com a doença do filho, por isso, o importante é sempre investir no respeito e no diálogo.

Por Juliana dos Santos Fernandes Barbalho

Artigos Relacionados